Isaac Asimov (1920-1992)


Isaac Asimov (1920-1992)ASIMOV
Autor americano, de origem russa, professor PhD de bioquímica e o mais prolífico escritor que jamais existiu.

Isaac Asimov escreveu 515 livros em 75 anos. Mais de 400 ensaios para o Magazine of Fantasy and Science Fiction. Cerca de 9.000 cartas e cartões postais. Estima-se em mais de 1.000, o número de palestras em diversos eventos, incluindo aulas inaugurais, discursos e exposições em congressos, igrejas, escolas e universidades. Sua obra é dominada por ficção científica. Escreveu também novelas e contos de mistério, diversos livros textos de divulgação científica e três extensas obras comentadas – sobre a Bíblia, sobre O Paraíso Perdido, de Milton, e sobre todas as peças de Shakespeare – além de artigos sobre física, astronomia, química e matemática. Adicionalmente, publicou dezenas de Haikai, uma forma poética japonesa com três versos, e um livro intitulado More Than 700 Jokes, Limericks, and Anecdotes (Limerick é um poema condensado em 5 linhas). Aristotélico, um tesouro inigualável, e um excelente e criativo escritor, com a habilidade de datilografar 90 palavras por minuto, e produzir 30 páginas por dia. Quem não o tiver lido ainda, iniciar com Eu, Robô, para ser introduzido às famosas três leis da Robótica (1). Depois, é partir para uma de suas obras-primas: “The Foundation series” (2), vencedora do prêmio Best All-Time Series em 1966.  
Janet Jepson, com quem contraiu as segundas núpcias em 1973, foi sua grande companheira, secretária e organizadora de sua obra monumental. Ela e Robyn Asimov (filho do primeiro casamento), em associação com o American Museum of Natural History, de Nova York, estabeleceram o chamado Isaac Asimov Fund, para promover o já famoso encontro científico anual conhecido como Isaac Asimov Memorial Panel Debate. O último evento realizou-se em 15 de março de 2010.

Hermes Inda me presenteou com Eu Robô, em 1976. Desde então, foram 77 os livros que comprei li e ainda releio esporadicamente.
***
(1)
  • 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  • 2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  • 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
***
(2)  A trilogia será filmada em 3D pelo cineasta, roteirista e produtor alemão Roland Emmerich, conforme noticiário de fevereiro e março de 2010.
Foundation trilogy ***
Nota: Clique para ver a filmografia de Isaac Asimov.
***

0 comentários: