JEHOVAH

Jehova Elohim

Bereshit 

 

 No princípio Elohim criou os céus e a terra
Beréshit bara Elohîm ét hashamaîms veét haarès

 

Um dos mais universais dos ditos do mais famoso mito da civilização ocidental, o  mito do Gênesis. A frase é revolucionária. Não importa se você é religioso, agnosta ou ateu. A proclamação e difusão dessas sete palavras prenunciaram o declínio das divindades então adoradas pelas nações da terra e relativizaram o universo dos homens, pois ele seria criado, e não eterno. Hoje a Teoria do Big Bang comprova o mito.

As sete palavras criavam o mito da criação, e criavam o que viria a ser o maior “best-seller” de todos os tempos – a Bíblia, traduzida em quase 1500 línguas e com 6 bilhões de cópias vendidas no mundo. A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos descendentes de Abraão, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. São, por isso, conhecidas como as  "Escrituras Sagradas”. O grande protagonista é Jehovah, que aparece 6.823 vezes no Velho Testamento, com todos seus outros 45 Nomes.

JEOVA

Jehovah NÃO é uma transliteração vocal do Hebreu YHWH. Sendo um dos Nomes do Deus de Israel na Torah, e na Bíblia cristã, esse nome seria impronunciado. Os antigos escribas o grafaram sem os pontos diacríticos que dariam os sons das vogais. Sua etimologia viria do verbo “Ser” – Hava, semelhante a Chava – “Viver”. “Eu sou quem eu sou”, proclamou Jehovah para Moisés. 

Em hebraico (1) a leitura é da direita para a esquerda: YHVH. Yaveh, Javeh, Jehovah,Jeovah, Jeová,etc., conforme a grafia de diversas línguas.

Elohim Elohim (אלהים) (2), no plural, é a palavra hebraica utilizada na Torah para designar divindades e poderes celestiais, em especial, um dos nomes de Deus. No início do Gênesis Elohim aparece como o Criador.

***

(1) No alfabeto (Alef-Bet) hebraico antigo todas as 22 letras possuem um significado. A letra "IOD" (ou YOD), representa o princípio ativo: Iniciativa. A segunda letra "HE" expressa o princípio passivo: a Inércia. A terceira letra "VAU" representa o princípio do equilíbrio: o neutro. A quarta letra "HE" simboliza a energia latente, o transitivo ou o princípio de manifestação em outro plano, reflexo da primeira letra "IOD". O pai representa a ação Divina no material em forma neutra e os Netos ou a família em conjunto, a ação transitiva

alfabeto hebraico antigo As 22 letras do alfabeto hebraico primitivo (transcrição ocidental, com leitura por linha, da esquerda para a direita).

***

alfabeto hebraico moderno Alfabeto hebreu moderno – Leitura por linha, da direita para a esquerda. Começa com Aleph, Bet, etc.

***

(2) Já a palavra Eloha (singular) ou suas variantes Eloi ou Eli, pode significar "Deus Pai". Um exemplo dessa expressão foi quando Jesus , pregado na cruz exclamou: Eli Eli lama sabachthani? Que quer dizer "Deus Pai, Deus Pai, porque me abandonastes?

Em árabe Eloha deu origem à palavra Allah.

***

0 comentários: