Inês Pedrosa (1962- )

Inês Pedrosa (1965-)INES-PEDROSA

Em junho de 2010, Maria Antônia, minha irmã, nos apresentou à escritora portuguesa Inês Pedrosa (Fazes-me falta e Em tuas mãos). Minha mulher Ligia leu primeiro e insistiu. Que descoberta! Jornalista e escritora, autora de livros delicados que falam do amor, do desejo, da amizade, do desamor, do ser no mundo, do mundo no ser... Sua narrativa é tão rica de imagens e metáforas que, com frequência, impedem uma leitura corrida e linear. Cada parágrafo, ou mesmo uma mera frase, provoca uma rápida revisão. E aí, você instantaneamente para e repensa, e prossegue nessas espirais até o final da obra.

Depois que li os textos abaixo, não havia mais como escapar. Quis ler tudo.

  Não basta morrer para conhecer o sorriso de Deus…
Deus procura primeiro os que sofrem antes do conhecimento específico da dor, talvez porque os outros sabem demasiado para poderem ser salvos.

(Fazes-me falta, 2002)

Arrumei os amores, é a primeira regra da vida – saber arquivá-los, entendê-los, contá-los, esquecê-los. Mas ninguém nos diz como se sobrevive ao murchar de um sentimento que não murcha. A amizade só se perde por traição – como a pátria. Num campo de batalha, num terreno de operações. Não há explicações para o desaparecimento do desejo, última e única lição do mais extraordinário amor. Mas quando o amor nasce protegido da erosão do corpo, apenas perfume, contorno, coreografado em redor dos arco-íris dessa animada esperança a que chamamos alma – porque se esfuma? Como é que, de um dia para o outro, a tua voz deixou de me procurar, e eu deixei que a minha vida dispensasse o espelho da tua?

(Fazes-me falta, 2002)

 
  Termino com uma das lições que aprendi com essa escritora mestre:
“demasiado tarde” seriam “das palavras mais tristes de qualquer língua”.

Uau! Essas palavras não precisam nem ser pronunciadas para estar presentes, como no triste fim de Romeu e Julieta. Ou quando surgem no cotidiano das nossas relações. As conseqüências são sempre melancólicas ou trágicas.
 

***

0 comentários: