Eduardo Galeano (1940- )

Eduardo Galeano (1940- )

O escritor uruguaio Eduardo Galeano surgiu no Brasil clip_image002
em 1971, ainda na ditadura militar. A América Latina, a região das Veias Abertas, é o cenário onde ele monta sua tragédia, documentando e analisando a exploração econômica do continente, inicialmente pelo capital europeu e depois pelos Estados Unidos. Era uma leitura obrigatória e estarrecedora. Mais tarde, continuou divulgando denúncias abomináveis de regimes opressores do.terceiro mundo, mas também publicou ditos malditos e bemditos. O Livro dos Abraço e Espelhos são releituras freqüentes (curta amostragem abaixo).
***
“- Se você morrer eu te mato!”
(Uma mulher despedindo-se do pirata Henry Morgan,
seu amante, prestes a partir em viagem
)
***
Um poema sumério onde o alcool foi absolvido em caso de acidente:
”- A cerveja é boa, o caminho é que é ruim”
***
“Todo mundo é mortal, até o primeiro beijo ou o segundo copo”
***
“Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora, mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta”
*** 

0 comentários: